Tutorial: como entrar em órbita

Entrar em órbita sobre Kerbin é bastante simples, mas vai exigir um pouco de conhecimento e preparação. O espaço começa a 70.000 m (70 km) acima do planeta Kerbin. Permaneça acima disso, em um voo inteiro ao redor do planeta e você estará em órbita. O processo para entrar em órbita segue uma progressão simples:
  1. Lançamento em linha reta até 10km (10000 m);
  2. Mude o seu trajeto para 45° a leste e mantenha os motores até a sua Apoapsis prevista ficar superior a 70 km;
  3. Mude a sua inclinação para horizontal pouco antes de chegar a Apoapsis;
  4. Acelere em Apoapsis até seu Periapsis ficar acima de 70 km.
Especificações:
Duração: 15-20 minutos 
Dificuldade: Mais difícil do que um voo suborbital, mais fácil do que uma interceptação orbital.

ETAPAS

• Passo 1: Projeto do foguete

Um foguete alimentado a combustível líquido com o recomendável de dois estágios. Qualquer coisa menos o suborbital ou um tanque de combustível gigante que só é bom por ser grande em órbita.

Para se divertir, utilize o motor LVT-30 em sua primeira fase, uma vez que ele não tem empuxo vetorial e, portanto, vai desafiá-lo para realmente levar a nave para a órbita usando as teclas WASD mantendo seu indicador de localidade de navegação terrestre no alvo. O módulo de controle por padrão fornece controle SAS suficiente por si só para impedi-lo de sair do controle para esta missão.

Certifique-se que a sequência dos estágios esteja da maneira que você quer, mas você pode adicionar seu voo para a incontável lista de missões com falhas catastróficas.


• Passo 2: Preparação do Lançamento

Prepare seu lançamento.

  1. Coloque sua visão de mapa com a tecla M, para ver seu foguete no centro de lançamento do espaço, inclinado de modo que possa ver o norte. Você quer ser hábil para ver sua marca de apogeu, durante seu curso de gravidade para que possa avaliar quando cortar seu motor e antes de priorizar a queima de sua manobra orbital.
  2. Defina o seu impulso ao máximo, segurando Shift.
  3. Ative o SAS pressionando a tecla T.


• Passo 3: O lançamento

Diga a sua contagem regressiva, se desejar, e toque na barra de espaço para lançar seu foguete.


• Passo 4: Chegando a 10.000 metros

Mantenha o seu foguete apontado para cima até chegar em torno de 9.900 metros. Seu primeiro estágio deve ser cortado antes disso, apenas descarte ele com a tecla espaço e queime seu motor final. Acelere seu segundo motor para 2/3rds de velocidade uma vez que a atmosfera é mais fraca aqui e não vai atrasá-lo muito, e você vai salvar seu precioso combustível.


• Passo 5: Girando para 45 graus

Agora vem a parte divertida. Supondo que você está apontando para cima, pressione a tecla D várias vezes para alterar o ângulo de sua nave em direção ao leste. Assista ao indicador enquanto gira sob o marcador em forma de V ao longo da linha leste de 90 graus. Continue pressionando D para o ângulo do foguete ficar em direção a terra até chegar à marca de 45 graus leste (no meio da parte azul do indicador). Pressione a tecla T para ativar o SAS para ajudá-lo a mantê-lo lá, mas não confie nele. Você vai precisar fazer correções de curso até ultrapassar a 70 km de altitude e entrar no espaço. Neste ponto, você deve ir para o espaço em um ângulo de 45 graus em relação ao solo, e no sentido leste. Fazendo isso você ganhará velocidade e não perderá o combustível necessário que você precisará para entrar em órbita.


• Passo 6: Consiga seu "Apoapsis" além de 70 km

Enquanto sobe até 70 km ou 70.000 metros, agora é hora de mudar para o visualizador do mapa e controlar a sua nave totalmente de lá. Seu indicador "sumirá", basta clicar na guia recolhida para vê-lo novamente. Você precisará manter a queima de combustível até seu "apoapsis" indicar 70 km. Você pode ver a altura passando o mouse sobre ele. Uma vez que alcançar 70 km seu foguete vai ser capaz de continuar sem nenhum combustível. Sinta-se livre para cortar seus motores com a tecla X e salvar algum combustível para queimar na sua órbita.


• Passo 7: Oriente para queimar em órbita

Quando você se aproxima do "apoapsis" (de preferência 30 segundo antes), oriente seu foguete para a marca de latitude 0 graus (a linha divisória entre as metades azul e marrom no indicador), na direção leste. Novamente, você deve estar no seu modo de exibição de mapa quando você iniciar a sua queima de combustível. Pressione a tecla Tab para centrar a sua visão sobre Kerbin e diminua o zoom para que você possa ver como está se formando sua órbita.


• Passo 8: Entrando em órbita

Quando estiver em 10-30 segundos de distância de seu "apoapsis", comece a sua queima em órbita usando a tecla Shift para acelerar-se. Você pode usar aceleração total ou parcial; sua escolha. Aceleração total leva menos tempo, mas corre um pequeno risco de ultrapassar o seu apoapsis e desperdiçar seu precioso combustível de retorno. Você só precisa queimar seu combustível o suficiente para ver o marcador "periapsis" aparecer do outro lado da órbita do apoapsis. Quando sua órbita crescer para um círculo completo, desligue o motor com a tecla X. Parabéns, você entrou em órbita. É geralmente uma boa ideia manter a queima de seu combustível até que seu novo marcador, o "periapsis", esteja acima de 70 km. Se estiver abaixo dessa altitude, seu orbitador vai fazer seu foguete cair para a atmosfera e haverá um "aerobrake", eventualmente voltando para Kerbin. Se o seu "periapsis" é superior a 70 km, parabéns, você irá orbitar Kerbin para sempre. Se você tem um voo tripulado e seu combustível está baixo, mantenha o seu "periapsis" abaixo 70 km para garantir um retorno seguro para Kerbin.

7 comentários:

  1. Muito bom, pq parou de criar tutoriais?

    ResponderExcluir
  2. Obg pelo tutorial antes n sabia como mas agr com essa detalhação toda eu vou fazer altas orbitas.

    ResponderExcluir
  3. Cara tu sabe me dizer pq no modo carreira eu não consigo adcionar manobras mas no sandbox sim? minha linha fica cinza... não da pra adicionar uma manobra =(

    ResponderExcluir
  4. Cara,ensina como fazer as manobras?Tipo pra entrar em órbita e também para chegar à lua!
    Valeu!

    ResponderExcluir